segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Prêmio Dardos



Estou por demais feliz por ser agraciado por Rafael Nink do blog Rafaelnink.com, com o Selo “Prêmio Dardos”, que tem como objetivo valorizar o trabalho dos blogueiros de plantão.
Seguindo as regras de quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita:
1. exibir a distinta imagem
2. linkar o blog pelo qual recebeu o prêmio
3. escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o “Prêmio Dardos”.
Como blogueiro de plantão, conheço mais de uma centena de blogs que mereceriam minha indicação, mas como são apenas 15 os indicados optei por escolher aqueles que ainda na minha observação não receberam ainda o Selo “Prêmio Dardos”.
Está aqui minha lista de agraciados:
Silyl@ndia
http://silylandia.blogspot.com/

Leituras
http://leituraas.blogspot.com/


Professora Renata Luz
http://leituraas.blogspot.com/

EduInfo
http://shyko-educ.blogspot.com./


Educação a Distância
http://anabeatrizgomes.blogspot.com/

Este Blog é Minha Rua
http://esteblogminharua.blogspot.com/


Matemática na Veia
http://matematica-na-veia.blogspot.com/


Professora Gladis Leal dos Santos
http://professoragladis.blog.br/


Tutoriais Pedagógicosdo Prof. RC
http://tutorpedagogicoprofrc.blogspot.com/


Caminhos
http://www.caminhosparachegar.blogspot.com/


Educadores de Sucesso
http://educadoresdesucesso.blogspot.com/


Diários de Reflexão entre Professores
http://reflexaodeprofessores.blogspot.com/

Meu Cantinho
http://evangelizandonaweb.blogspot.com/


Software Livre na Educação
http://softwarelivrenaeducacao.blogspot.com/


Biblioteca de Cibercultura
http://bibliografiadecibercultura.blogspot.com/

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Portal Numeratizar está no ar

O Portal Numeratizar é um projeto voltado para todos os professores do ensino básico e médio da rede pública do Estado e canal direto e gratuito com os professores de matemática da Universidade Federal do Ceará

No Portal você encontrará:
• Fórum de Discussões: ótima opção para você solucionar questões junto com seus colegas professores e alunos.
• Seção Dúvidas e Soluções: respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.
• Dicionário Matemático: coleção de vários verbetes e seus significados.
• Assunto do Momento: mostrará como e porque a matemática faz parte não só da grade curricular das escolas, mas também das nossas vidas.

E ainda temos a Questão Desafio, que você poderá resolver junto com sua turma e contar com nosso acompanhamento.
Cadastre-se já e aproveite tudo que temos a oferecer.
O cadastrado pode ser efetuado no site www.portalnumeratizar.ufc.br

sábado, 20 de setembro de 2008

Oficina de Pesquisa na Internet

A Internet tem inúmeras utilidades práticas ou não, dependendo da forma como é usada. Como ferramenta de pesquisa e informação não tem igual. Ela hoje permite a interligação entre os diversos pontos do planeta terra e coloca à disposição dos seus usuários recursos tecnológicos moderníssimos e eficientes, desde os mais diversos cursos on-line ao acesso à última informação jornalística. É uma ferramenta auxiliar de inestimável ajuda, porém, pode se transformar, também, em um instrumento de alienação e corruptor dos seus usuários, cabendo a quem a utiliza, sempre uma dose extra de bom senso e cautela.
Portanto, identificar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma das habilidades necessárias para aproveitar o que a rede tem a oferecer. Transformar essas informações em conhecimento faz parte deste processo. Para ajudar educadores no desenvolvimento destas habilidades e como ensiná-las, o EducaRede elaborou uma oficina que pode ser aplicada por quem já sabe pesquisar para ensinar quem quer aprender. Antes de realizá-la, sugerimos a leitura do texto Pesquisar para conhecer

Depois veja todo o material da oficina no Educarede, o material está excelente, vale apena conferir.

Fonte:Portal EducaRede

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Criando Bookmarks - Favoritos - no Delicious

Na correria do nosso dia-a-dia não dá mais para guardar na memória a grande quantidade de sites visitados, armazenar o site no Favoritos do Desktop já foi uma boa idéia, mas basta você acessar de outro PC para você ficar na mão. A saída na Web 2.0 é você salvar seus Bookmarks (Favoritos) em serviço online, assim você vai poder acessar de qualquer computador, de qualquer lugar. Um serviço interessante é o "Delicious". O único inconveniente é que ele está disponível apenas em inglês, o que não impossibilita seu uso, mesmo que seu inglês não seja muito bom. Pensando nisso elaborei um pequeno tutorial que ajudarar na criação de sua conta no Delicious.
Acesse o site:Delicious e click em Join Now como mostra a figura.


Preencha o formulário como mostra a figura marque a opção Termos de Serviços e click em Register como mostra a figura.
Agora você já está registrado. A figura mostra duas possibilidades a seguir a primeira marcada de laranja você pula para o passo seguinte. As opções marcadas em vinho você importa os Faviritos do seu Desktop. Aqui não explico como importar, farei isso de outra vez. Então vamos para o próximo passo clicando na marca azul circulada de laranja.


Agora vamos aprender como salvar um novo bookmark, click no botão azul marcado de laranja. Se desejar importar seus favoritos click na no marcado em vinho.


Preencha o campo com o endereço do site e click em Next.


Edite o título, faça uma pequena descrição, coloque um Tag, exemplo: blogs, ensino, educação. Click em Save.


Agora é só ir adicionar seus favoritos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sala de Informática

A revista Nova Escola de Setembro de 2008, traz uma excelente reportagem sobre o melhor uso do computador.Se você ainda tem dúvidas de como utilizar esta ferramenta de uma forma que possa ajudar no aprendizados de seus alunos. Faça uma uma visita ao site da revista e leia a reportagem "O melhor do computador" de Ana Rita Martins na íntegra. A mesma propõe ajudá-lo a planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula, para isso elaborou dois quadros muito interessantes. No primeiro, estão atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado. No segundo, os que comprometem qualquer projeto de informatização escolar.

domingo, 14 de setembro de 2008

Uma Excelente Rede Brasileira de Blogs Sobre Ciência

Partindo do pressuposto de que a divulgação do que há de bom na Web é papel muito importante na blogosfera, é que estou publicando esta dica muito interessante para nós educadores, principalmente para os colegas da área das Ciências da Natureza e para os professores coordenadores dos LICs,(Laboratório de Ciências).

O Lablogatórios é mais do que um condomínio de blogs de Ciências. É o fruto dos sonhos e aspirações de dois cientistas aprendizes.(Carlos Hotta e Atila Iamarino) Que acreditam que os blogs são a ferramenta ideal para se divulgar Ciências tanto para iniciados quanto para não iniciados. Que são capazes de transpor a barreira que separa grande parte da sociedade do conhecimento científico.

Como definem seu autores o "O Lablogatórios é um local de adoração da Ciência." Faça você também uma visitinha a este templo da Ciência.

sábado, 13 de setembro de 2008

LivroClip - Uma Ótima Para Incentivo a Leitura

Se você anda preocupado com a leitura de seus alunos e busca uma forma interessante de incentivo a leitura visite o site LivroClip

Confira: Amar, verbo intransitivo! Mário de Andrade

“Amar, verbo intransitivo” é um romance experimental de Mário de Andrade, com propostas modernistas, publicado em 1923.

No livro, o autor busca captar a alma da mulher por meio de uma das maiores personagens femininas da Literatura Brasileira: a governanta alemã Fraülein.

A profissional chega a São Paulo com a missão de iniciar um jovem da elite nas artes do amor. Os serviços foram contratados pelo próprio pai do garoto.

A obra é também uma oportunidade para Mário de Andrade criticar a moral e os costumes das ricas famílias paulistanas.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Como Criar Links no Blogger (Blogspot)

 

Para criar links dentro do texto do post, basta que, ao escrever o texto na caixa de criação de novos posts, do blogger, se escreva o link com o endereço completo, incluindo o protocolo HTTP, por exemplo: http://educadeny.blogspot.com, ou o "www" no caso de o ter.

Se o nome for escrito apenas, por exemplo, educadeny.blogspot.com, não fica clicável, e neste caso tem de ser copiado e colado na barra do browser, ou seleccionado, e depois arrastado para ela.

Também se pode usar o botão (verde) da barra de ferramentas, por cima do campo de introdução de texto, para inserir um link no texto.

 

Dica:

Pode acontecer que se esteja a escrever o texto com o separador "html" activo, em vez de ser o separador "redigir". No modo html, está a escrever-se directamento o código-fonte do texto, pelo que aí se tem de criar os links, usando as tags html correspondentes.

Assim, para o nosso exemplo, seria <a href="http://educadeny.blogspot.com">http:educadeny.blogspot.com</a>, ou <a href="http://educadeny.blogspot.com">EducaDeny</a>.

No modo "Redigir" (modo WYSIWYG), basta escrever os links normalmente como disse no inicio do texto, que eles tornam-se clicáveis automaticamente.

 

 

Para colocar links na barra lateral, seguem-se os passos:

 

Na área de administração do blog,

  1. clicar no separador "modelo",
  2. clicar em "Adicionar um elemento de página"
  3. na janela que aparece, e onde diz "lista de hiperligações", clicar em "adicionar ao blog",
    (aparece a janela "configurar lista de hiperligações")
  4. dar um titulo ao conjunto de links, indicar o endereço e nome do link,
  5. clicar em "adicionar hiperligação", (e repetir para adicionar o número de links que se quiser),
  6. clicar em Guardar alterações.

Podem adicionar-se mais a uma lista existente, em qualquer altura.
E podem adicionar-se quantas listas de hiperligações se quiser, ao blog, repetindo os passos anteriores.

 


 

Livro - Educação e Tecnologia: trilhando caminhos


O livro Educação e tecnologia: trilhando caminhos por ALVES, L. R. G., NOVA, C. C. está disponível para download. Veja os tópicos do livro.
Trilha 1 - Educação a Distância

* Educação a Distância e Comunicação Interativa - Andréa Lago, Cristiane Nova e Lynn Alves
* Os Meios de Comunicação: um Problema para a EAD - Alessandra de Assis Picanço
* Educação a Distância: Repensando o Fazer Pedagógico - Vânia Rita Valente
* Educação a Distância: Desafios Pedagógicos - Cláudia Magnavita
* Tecnologias para EAD via Internet - Mário Sérgio da Silva Brito
* Interfaces Gráficas e Educação a Distância - Antonio Luis Lordelo

Trilha 2 - Ambientes e Comunidades Colaborativos de Aprendizagem

* Do Discurso à Prática: uma Experiência de Comunidade de Aprendizagem - Lynn Alves
* Ambientes Virtuais de Aprendizagem:Problematizando Práticas Curriculares - Edméa Oliveira dos Santos
* Mapas Virtuais: Ambientes Colaborativos de Aprendizagem - Alexandra Okada

Trilha 3 - Educação e DispositivosTecnológicos

* Educação e NTIC: do Pensamento Dialético ao Pensamento Virtual - Arnaud Soares de Lima Junior
* Imagem e Educação: Rastreando Possibilidades - Cristiane Nova
* Que Tempo para a Educação? Uma Leitura Psicanalítica - Lídia Maria de Menezes Pinho
* A Sala de Aula: Adolescentes e Mídias Digitais - Andréa Lago
* Ação Docente e o Livro Didático nos Ambientes Digitais - Vani Moreira Kenski
* A Internet como Espaço de Construção do Conhecimento - Simone de Lucena
* A Hipertextualidade como Ambiente de Construção de Novas Identidades Docentes - Andrea Cecília Ramal

Endereço para download: http://www.lynn.pro.br/educatec.htm

Link direto para o download: Download todos os arquivos compactados

Fonte: Rafael Nink
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons