terça-feira, 2 de junho de 2009

Novo Sudoku - Kenken

Saiu na última edição da revista Super Interessante uma pequena matéria sobre o Kenken, um jogo semelhante ao Sudoku que está virando febre no Japão e no mundo. Mais de 5 milhões de pessoas já aderiram ao Kenken. O KenKen foi inventado em 2004 pelo professor matemática japonês Tetsuya Miyamoto, um inovador que diz que prática "a arte de ensinar sem ensinar".

Cada enigma é apresentado em um quadrado de tamanho de 3 a 9. O número de células horizontais ou verticais em cada lado da grelha corresponde ao tamanho, e o enigma a ser resolvido pela colocação em cada célula um número, de 1 ao tamanho do enigma e que seja coerente com as pistas fornecidas.

A quadrado é dividido em vários "gaiolas". Cada pista restringe a coleção de números que podem aparecer na gaiola de células; só conteúdos da gaiola que satisfazem as pista coletivamente podem ser parte de uma solução do quebra-cabeça.

O estilo típico de pistas no KenKen é uma combinação de uma operação aritmética (adição, subtração, multiplicação ou divisão) e um resultado numérico. (No entanto, nenhuma operação é relevante para uma única célula-gaiola: a colocação do "resultado" na célula é considerada como a única possibilidade de satisfazer a pista.)

Veja como se joga no quadro abaixo:


No site oficial, você pode experimentar os quadros 4x4, 5x5, 6x6, 7x7, 8x8 e 9x9, mas também existe o 3x3, que não está disponível. Divirtam-se!

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons